Dialog - Crianca EdFinanceira Freepik

Educação financeira para crianças também é um gesto de carinho

XP orienta e dá dicas a pais que querem começar a investir para realizar os primeiros grandes sonhos dos filhos

O Dia das Crianças, tradicionalmente marcado por presentes e brincadeiras, pode ser uma oportunidade para começar a construir o futuro financeiro dos filhos. Investir desde cedo é uma forma concreta de garantir segurança patrimonial e direcionar as crianças à experimentar maior autonomia a partir da educação financeira.

“Começar o quanto antes faz diferença. O ideal é que os investimentos sejam feitos em nome dos pais ou responsáveis legais, mas também é possível investir diretamente no nome da criança, desde que ela tenha CPF. Essa decisão depende do objetivo e do tipo de produto escolhido”, explica Gilvania Rufino, líder da XP em Mato Grosso.

Dialog - WhatsApp Image 2025 08 26 at 15.42.16

A advogada Gabrielly Moura, de Sorriso, já adota essa prática. Foi com a viagem dos sonhos à Disney definida como meta que a filha de oito anos entrou no mundo financeiro.

“Mostrei o valor necessário e começamos a investir juntas. Quando ela ganhou R$ 100 da bisavó, pediu para colocar no projeto da viagem. Foi emocionante ver o quanto ela entendeu o propósito”, conta ela, que é cliente XP. A “caixinha” da Disney, hoje, soma mais de R$ 14 mil e a viagem será no ano que vem. 

Gilvania explica que o primeiro passo é definir o objetivo e o prazo do investimento, o que orienta na escolha dos produtos mais adequados. Também é essencial manter controle sobre as movimentações para evitar confusões com outros recursos da família.

Dialog - GilvaniaRufino XPMT

De acordo com a líder da XP em Mato Grosso, apresentar o mundo financeiro e o universo de investimentos para a criança é a melhor forma de exercitar a educação financeira. “Envolver os filhos na rotina de economizar, planejar e acompanhar resultados é uma maneira simples e poderosa de formar adultos mais conscientes e responsáveis com o dinheiro”, afirma.

Além de aplicações tradicionais, a previdência privada pode ser uma boa alternativa para formar reservas de longo prazo, se o objetivo da criança ou do adolescente for educação e segurança financeira. No caso específico de quem quer custear os estudos, aplicações em renda fixa funcionam bem. 

“Não há uma solução única. É preciso entender a meta que pais e filhos querem alcançar para então encontrarmos a melhor solução. Pela nossa experiência, a diversificação costuma ser o melhor caminho, combinando diferentes tipos de investimento. Contar com ajuda profissional pode facilitar na decisão”, observa Gilvania Rufino. 

Alguns cuidados são necessários, como em todo investimento. É fundamental separar o fundo de outras aplicações e ficar atento à incidência de impostos.

 

Confira cinco dicas de educação financeira para trabalhar com seus filhos

  1. Ensine a diferença entre gastar, guardar e planejar. Para isso, usar notas, moedas, cofrinhos e fazer compras ao lado dos filhos pode ajudar.
  2. Estabeleça as metas em conjunto. Dê espaço para a criança falar de seus sonhos (comprar um brinquedo? Fazer um passeio? Viajar?), mostrando valor e tempo necessários para conquistar cada opção.
  3. Dê autonomia, mas monitore. Permita que a criança administre uma pequena mesada, aprendendo a tomar decisões e lidar com as consequências.
  4. Eduque com a mesada. Antes de começar a dar mesada, defina regras claras: valores, periodicidade e porcentagens para poupar e gastar.
  5. Compartilhe os progressos. Mostre para a criança o desempenho do investimento, para reforçar o senso de planejamento e a conquista.

Sobre a XP

A XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil. Criada em 2001, nasceu com o propósito de transformar o mercado para melhorar a vida das pessoas — promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Desde então, a XP lidera uma disrupção no setor ao construir um ecossistema completo de serviços financeiros, com soluções que vão de investimentos a crédito, seguros e banking, no Brasil e no exterior. Com foco em planejamento financeiro completo para investidores, a companhia investe na excelência em servir o cliente como a principal alavanca de crescimento. Esse compromisso com a qualidade já se reflete em reconhecimentos importantes: a XP foi eleita sete vezes consecutivas a Melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo pela premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de S. Paulo. Saiba mais em www.xp.com.br 

Dialog - vagas future

Programa XP Future abre vagas exclusivas para Cuiabá

A XP, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, está com vagas abertas para o programa XP Future em Cuiabá. O objetivo é selecionar e qualificar profissionais com habilidades comerciais para se tornarem assessores de investimentos. Os interessados em participar devem ter pelo menos 18 anos e se candidatar até o dia 30 de setembro neste link.

Dialog - GilvaniaRufinoGilvania Rufino, líder da XP em Mato Grosso, explica que não é preciso ter experiência no mercado financeiro. O diferencial buscado é outro. “Procuramos pessoas obstinadas. A carreira de assessor de investimentos está em ascensão e nossa missão é fomentar o crescimento da atividade no Brasil. Por isso, investimentos na formação de novos profissionais e na captação dos melhores do mercado”, explicou a executiva.

Entre os pré-requisitos para participar do XP Future estão: ter a cultura da empresa; graduação superior completa; perfil comercial e relacional; experiência comercial; curiosidade sobre o mundo dos investimentos; interesse por realizar uma transição de carreira; conhecimento básico sobre produtos financeiros; atuar em outros segmentos de mercado; não ser um Assessor de Investimentos ou Agente Autônomo.

Fabiula Morais, engenheira agrícola de 32 anos, participou do XP Future em 2024 e já completou um ano na companhia. Embora não tivesse experiência ou familiaridade com o mercado financeiro, ela tinha um perfil alinhado com os propósitos da XP, experiência no ambiente agro e muita vontade de mudar de carreira.

“Depois que meus trigêmeos nasceram, nossas despesas familiares aumentaram e eu fiquei com menos tempo disponível. Na XP, vi uma oportunidade de dar o meu melhor, aprender a juntar recursos e a começar do zero”, comentou. Os seis primeiros meses foram desafiadores, mas, com o apoio da equipe e dos líderes, Fabiula reorganizou a estratégia e os resultados apareceram.

“Voltei a pôr o pé na estrada, como fazia antes dos nenéns chegarem, e agora não paro de ‘huntear’”, brincou, dizendo que a prospecção de novos clientes se tornou rotina.


XP Future

O XP Future foi criado em 2021 para fortalecer a indústria de investimentos por meio da capacitação de novos profissionais, cada vez mais demandados pelos investidores. Todos os candidatos serão avaliados e pré-selecionados em uma entrevista por telefone, que avalia o perfil comercial e a capacidade do candidato de se adaptar aos valores e propósitos da Companhia. As etapas do processo seletivo envolvem dinâmicas em grupos e entrevistas com profissionais da XP.

Os aprovados na seleção participam do programa, que tem duração de 12 meses, com aulas dedicadas ao desenvolvimento do conhecimento técnico sobre o mercado e produtos financeiros, com suporte das lideranças da XP, e aperfeiçoamento comercial. Em caso de aprovação, a contratação é CLT e é necessário que o candidato obtenha as certificações CPA-20 ou CEA.

O programa XP Future vai além da seleção de candidatos, porque oferta uma trilha de desenvolvimento completa e gratuita aos pré-selecionados, com aulas técnicas sobre o mercado e produtos financeiros, suporte das lideranças da XP, aperfeiçoamento comercial e apresentação à cultura e aos valores da companhia.

Para se inscrever, basta clicar aqui.


Sobre a XP. A XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil. Criada em 2001, nasceu com o propósito de transformar o mercado para melhorar a vida das pessoas, promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Desde então, a XP lidera uma disrupção no setor ao construir um ecossistema completo de serviços financeiros, com soluções que vão de investimentos a crédito, seguros e banking, no Brasil e no exterior.

Com foco em planejamento financeiro completo para investidores, a companhia investe na excelência em servir o cliente como a principal alavanca de crescimento. Esse compromisso com a qualidade já se reflete em reconhecimentos importantes: a XP foi eleita sete vezes consecutivas a Melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo pela premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de S. Paulo.

Saiba mais em www.xp.com.br.

Dialog - mulher de negocios corporativa revisando analise de dados no trabalho

Presença feminina no mercado investidor está em alta em MT

Em Mato Grosso, a presença das mulheres no mercado de investimentos tem aumentado acima da média nacional. O ano de 2024 fechou com 16.988 mulheres investidoras no estado, número que corresponde a um crescimento de 8% em relação a 2023. No Brasil, o percentual foi de 5% no ano. Os dados são da bolsa de valores brasileira, a B3.

“Pela movimentação e entrada de novas clientes, acreditamos que a presença feminina no mercado financeiro tende a continuar crescendo no nosso estado”, afirma a líder da XP em Mato Grosso, Gilvania Rufino. A executiva explica que o perfil da investidora mato-grossense é majoritariamente formado por mulheres entre 25 e 39 anos, focadas principalmente em planejamento de longo prazo.

Gabrielly Moura, advogada de Sorriso (MT), exemplifica bem esse perfil. Com 35 anos, casada e mãe de uma filha, Gabrielly investe desde os 25 anos e defende a atividade como uma ferramenta de autonomia pessoal. “A independência financeira nos dá liberdade de escolha, e todas nós merecemos viver isso”, argumentou.

Dialog - WhatsApp Image 2025 08 26 at 15.42.16

Gabrielly Moura, cliente da XP em Mato Grosso (acervo pessoal)

O senso de responsabilidade com o dinheiro começou cedo, e o foco era poupar. Quando conheceu o trabalho da XP, no entanto, sua mentalidade mudou. “Meu foco era guardar recursos para o futuro. Eu pensava em aposentadoria, uma reserva. Hoje, sei que o ideal é pensarmos em termos de objetivos e projetos conforme o momento que estou vivendo”, contextualiza.

Comprar um apartamento, fazer uma viagem ou mesmo realizar uma cirurgia são projetos que entraram na pauta. “Sim, continuo com minha reserva de emergência, garantindo pelo menos seis meses de receita. Mas transformei sonhos em metas e meus projetos agora estão mais tangíveis”, diz a advogada.

Hoje, não só Gabrielly, mas o esposo e a filha, de oito anos, têm seus próprios planos de investimento. “Minha filha tem o sonho de ir à Disney. Mostrei a ela o valor que precisamos ter para a viagem e começamos a investir. Dias atrás, ela ganhou R$ 100 da avó e me falou, na hora: ‘mãe, coloca no projeto da viagem’. Fiquei tão feliz”, lembra.

Definindo-se como uma investidora de perfil mais conservador, Gabrielly fala que toma suas decisões sempre ao lado do assessor da XP. Segundo ela, isso permite acompanhar de perto todos os passos e os retornos conseguidos. “Minha recomendação é que as mulheres comecem hoje, cercando-se de informação. Não esperem o momento perfeito. Invistam em educação para terem independência financeira, que é liberdade de escolha. Todas nós merecemos isso”, afirma.

De acordo com a líder da XP em Mato Grosso, a missão da companhia é democratizar o acesso a investimentos e apoiar clientes como Gabrielly em todas as etapas do caminho. “Cada projeto de vida, seja a realização de um sonho pessoal ou a proteção da família, pode ser estruturado com um plano financeiro sólido e acompanhamento especializado. É assim que ajudamos nossos clientes a transformarem planos em conquistas”, comentou.


Sobre a XP

A XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil. Criada em 2001, nasceu com o propósito de transformar o mercado para melhorar a vida das pessoas, promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Desde então, a XP lidera uma disrupção no setor ao construir um ecossistema completo de serviços financeiros, com soluções que vão de investimentos a crédito, seguros e banking, no Brasil e no exterior.

Com foco em planejamento financeiro completo para investidores, a companhia investe na excelência em servir o cliente como a principal alavanca de crescimento. Esse compromisso com a qualidade já se reflete em reconhecimentos importantes: a XP foi eleita sete vezes consecutivas a Melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo pela premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de S. Paulo.

Saiba mais em www.xp.com.br.

 

(Foto: Freepik)

Dialog - BancoCentral AgenciaBrasil

Potencial da renda fixa continua com manutenção de Selic em 15%

 A manutenção da taxa Selic em 15% pelo Comitê de Política Monetária (Copom) representa o segundo maior juro real do mundo e consolida a renda fixa como uma espécie de porto seguro para os investidores. Essa é a avaliação de especialistas da XP após o anúncio desta quarta-feira (17).

O comunicado pós-reunião reforçou um desafio importante de política monetária, com uma inflação consistentemente acima da meta. O documento também reforçou que dificilmente haverá corte de juros no curto prazo e o Banco Central está jogando a possibilidade de um início de flexibilização para o primeiro trimestre do ano que vem.

A XP avalia que dois pontos da decisão do Comitê foram um pouco mais “duros” do que o mercado esperava. O primeiro foi manter a ressalva de que a taxa poderia voltar a subir, se necessário. “A maioria do mercado entende que os juros vão ficar em 15% por mais alguns meses, a despeito da melhora recente no câmbio e nas expectativas”, comenta Rodolfo Margato, economista da XP.

O segundo ponto está relacionado às projeções de inflação. O Copom apresentou uma estimativa para o primeiro trimestre de 2027 em 3,4%, acima da expectativa média do mercado, que variava entre 3,2% e 3,3%. “O índice em 3,4% evidencia que as projeções de inflação continuam bem acima da meta, sinalizando um desafio relevante para a condução da política monetária nos próximos períodos”, conclui.

Gilvania Rufino, líder da XP em Mato Grosso, destaca que há oportunidades de bons investimentos em diversos fundos e ressalta que a diversificação é importante, mas adverte que cautela, assessoramento e planejamento financeiro são fundamentais para garantir bons resultados. “Alinhados ao time de alocação da XP, avaliamos ser crucial para os investidores manterem carteiras equilibradas entre todas as classes de ativos, porém ainda com uma maior exposição em renda fixa”.

Enquanto os juros básicos permanecem altos, no caso o maior patamar dos últimos 20 anos, os investidores têm na renda fixa aplicações mais seguras e, ainda assim, com retorno robusto. Para o investidor interessado em se blindar da Selic em 15% ao ano, o mercado oferece produtos como CDBs, LCIs, LCAs e fundos de investimentos focados nesta classe de ativo.

De acordo com Camilla Dolle, Head de Renda Fixa do Research da XP, a construção de uma estratégia eficiente passa pela combinação inteligente de ativos de renda fixa, com destaque para os títulos indexados à inflação, como o IPCA+, que oferecem proteção contra a perda do poder de compra e previsibilidade de retorno no longo prazo. Já para objetivos de curto prazo e maior necessidade de liquidez, os pós-fixados continuam sendo alternativas atrativas, especialmente em um cenário de juros elevados, que permanecem em dois dígitos e favorecem esse tipo de aplicação”.

 

 

Sobre a XP 

A XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil. Criada em 2001, nasceu com o propósito de transformar o mercado para melhorar a vida das pessoas — promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade.

Desde então, a XP lidera uma disrupção no setor ao construir um ecossistema completo de serviços financeiros, com soluções que vão de investimentos a crédito, seguros e banking, no Brasil e no exterior. Com foco em planejamento financeiro completo para investidores, a companhia investe na excelência em servir o cliente como a principal alavanca de crescimento.

Esse compromisso com a qualidade já se reflete em reconhecimentos importantes: a XP foi eleita sete vezes consecutivas a Melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo pela premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de S. Paulo. Saiba mais em www.xp.com.br

Dialog - Amad2

XP leva análise de cenário para setor atacadista de MT

O cenário econômico internacional e as oportunidades abertas para o empresariado brasileiro foram a pauta principal da palestra da XP realizada para os principais atacadistas de Mato Grosso. O evento integrou as comemorações dos 25 anos da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), no dia 5 de setembro.

A iniciativa reforça as ações da associação para fortalecer o setor, que reúne cerca de 370 atacadistas de produtos alimentícios em Mato Grosso. Com uma frota total de 10 mil veículos, o segmento movimentou aproximadamente R$ 10 bilhões e manteve mais de 10 mil empregos formais em 2024.

A palestra foi realizada pelo economista Bruno Saraiva, da XP. “Sempre que conseguimos levar informação qualificada ao empresário, estamos disseminando os princípios da educação financeira e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado. A parceria com a AMAD muito nos honra e reforça o compromisso da companhia com Mato Grosso”, comentou Gilvania Rufino, líder da XP no estado.

Além da conjuntura internacional, os atacadistas receberam informações importantes sobre alternativas de investimento e projeções econômicas. “A palestra ajudou a dar um norte aos empresários”, afirmou o presidente da AMAD, Luciano de Almeida.

Fundada em 2000 por 14 empresários, a associação nasceu com o desafio de fortalecer o setor atacadista estadual. Na época, o cenário era bem diferente do atual, pois predominava a concorrência com empresas de outros estados. “Hoje, temos o que comemorar. Nosso setor tem crescido nos últimos anos, e, hoje, praticamente 70% das vendas são feitas por empresas mato-grossenses”, comparou.

 


Sobre a XP

A XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil. Criada em 2001, nasceu com o propósito de transformar o mercado para melhorar a vida das pessoas, promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Desde então, a XP lidera uma disrupção no setor ao construir um ecossistema completo de serviços financeiros, com soluções que vão de investimentos a crédito, seguros e banking, no Brasil e no exterior.

Com foco em planejamento financeiro completo para investidores, a companhia investe na excelência em servir o cliente como a principal alavanca de crescimento. Esse compromisso com a qualidade já se reflete em reconhecimentos importantes: a XP foi eleita sete vezes consecutivas a Melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo pela premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de S. Paulo.

Saiba mais em www.xp.com.br.

Dialog - GilvaniaRufino XPMT

Independência financeira: comece hoje a construir a sua

No próximo domingo (7), o Brasil celebra o Dia da Independência, uma data que marca a conquista da nossa autonomia como nação. Mas e você? Olhando para a sua vida pessoal e financeira, já pode dizer que conquistou a sua própria independência?

Como uma entusiasta do poder transformador da educação financeira, posso afirmar que, quando uma pessoa adquire consciência, controle e gestão das suas próprias finanças, todos os outros aspectos da sua vida melhoram. A autonomia financeira nos dá firmeza, liberdade para escolher e mais qualidade de vida, porque é um processo em que o autoconhecimento é fundamental.

De quanto você precisa para viver? Quais são seus desejos? Que projetos você quer realizar? Como você quer viver a sua vida? Do que você não abre mão? Assim como a independência de um país nasce de um projeto coletivo de nação, com objetivos claros e uma visão de futuro, cada um de nós precisa ter clareza de onde está e onde quer chegar.

O primeiro passo é simples, mas pode ser desafiador: olhar para a sua realidade com clareza e objetividade. Quando a gente sabe exatamente quanto entra e quanto sai de recursos financeiros, pode começar a evitar desperdícios, definir prioridades e estabelecer metas possíveis. Vejo com frequência que não é a falta de renda que impede as pessoas de irem além, mas sim a ausência de foco e acompanhamento dos números. Algo muda quando assumimos esse controle: começamos a ver oportunidades que antes não enxergávamos.

Se você já sabe com clareza o seus ‘status’ atual, é hora de reservar uma parte do que ganha antes de qualquer pagamento, investimento ou custeio. Invista em você, nos planos que quer executar, nos sonhos que deseja concretizar. Crie o hábito de investir em você, em primeiro lugar, de forma disciplinada e constante. Mesmo que comece com pouco, verá que um hábito novo começa a se firmar. E, ao mesmo tempo, uma sensação de que você está no controle surge.

A constância de investir em você mesmo um pouco a cada mês gera resultados concretos a longo prazo. A partir do momento em que essa rotina se torna o seu cotidiano, você conseguirá estruturar a sua reserva de emergência. Guardar de três a seis meses de despesas fixas é uma atitude que vai além de lhe dar um porto seguro: você consegue reduzir riscos, se fortalece como ‘dono’ da sua própria história e adquire mais resiliência para lidar melhor com imprevistos.

A partir daí, nasce um investidor. Garantida a sua reserva, você está pronto para investir com propósito, priorizando o que é importante para você. Pode ser um projeto de empreendedorismo, a viagem dos sonhos, uma casa melhor, a educação dos filhos, a aposentadoria… Não há limites. Cada pessoa tem as suas próprias metas a serem alcançadas, e o seu próprio perfil de investimento mais indicado.

É aqui que um assessor de investimentos faz a diferença, ajudando você a definir o que é meta de curto, médio ou longo prazos e que tipo de aplicações mais combinam com seus objetivos e o seu estilo pessoal. Uma das tarefas desse profissional é compreender a sua jornada e o seu momento atual, para só então sugerir onde, quanto e como investir. Afinal, tudo isso precisa fazer sentido para você.

A independência financeira pede de nós algo a mais: muita qualificação. É preciso não só aumentar o nosso autoconhecimento como estudar, se informar e aprender. Quanto mais informação sobre o tema, mais segurança e liberdade você adquire para escolher o melhor caminho para você.

Se neste 7 de Setembro você ainda não tem motivos para celebrar, pense diferente. Olhe para suas contas, leia seus extratos bancários, tenha consciência de como você está lidando com o seu dinheiro. O futuro é feito a partir de escolhas que fazemos hoje. Comece hoje a sua revolução financeira e garanta que, no Dia da Independência de 2026 você possa comemorar a sua própria liberdade financeira.

 

* Gilvania Rufino é líder da XP em Mato Grosso e entusiasta do potencial transformador da educação financeira na vida das pessoas.

Dialog - GilvaniaRufino XPMT

Empresas buscam clientes de alta renda em MT

À primeira vista, Mato Grosso não é um destino convencional para o investimento privado. Distante 2 mil km do litoral, longe do eixo Rio-São Paulo, o estado tem população pequena (3,8 milhões de habitantes) e baixa densidade demográfica, o que pode indicar um potencial de consumo limitado. No entanto, quem atua com o segmento de alta renda enxerga um verdadeiro oásis no estado brasileiro que ocupa a região mais central da América do Sul.

Os bons indicadores econômicos estaduais se explicam pela liderança na produção de grãos, fibras e carnes. Mato Grosso tem sido fundamental para manter a balança comercial brasileira superavitária. É o segundo estado brasileiro em empregabilidade formal e se destaca na renda média das famílias na região Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Brasília, capital federal. Mas o que realmente chama a atenção é o potencial consumidor daqueles que são os mais ricos do estado.

De 2017 a 2023, os rendimentos de 1% dos mato-grossenses mais ricos aumentaram 10,1%, passando de R$ 609.043 para R$ 1.577.514 no ano, conforme dados da Receita Federal Brasileira (RFB). Esse foi o maior aumento do país, superando os 3,9% da média nacional.

Dialog - Info MT AltaRenda

Gilvania Rufino, líder da XP em Mato Grosso, conhece bem esse perfil. “Estamos falando de pessoas muito arrojadas em seus negócios, que estão no grupo de elite em suas atividades em âmbito mundial. Mas ainda predomina um perfil mais conservador, mais patrimonialista, principalmente quando falamos de investimento no mercado financeiro”, explica a executiva.

Dialog - GilvaniaRufino XPMT

Atualmente, Mato Grosso participa da bolsa de valores brasileira, a B3, com 80.537 investidores ativos – o que representa 2% da população estadual. O volume movimentado, no entanto, aumentou 12,64% no primeiro semestre deste ano. “O montante chegou a R$ 3,83 bilhões, dos quais 76% são movimentados por homens e 24% por mulheres”, informa a líder da XP.

O potencial do público de alta renda de Mato Grosso está no radar da XP, e não é de hoje. No final de abril, a companhia inaugurou sua sede própria em Cuiabá, num sinal claro de que o mercado é atrativo. Menos de 30 dias depois, foi a vez do grupo agro Bom Futuro começar a operação do Terminal de Aviação Executiva Luzia Maggi Scheffer. As novas instalações do aeroporto receberam o aporte de R$ 20 milhões, totalizando R$ 100 milhões investidos desde 2011.

Considerado o aeroporto executivo mais sofisticado do Centro-Oeste, o terminal fica a cerca de 10 minutos do Centro Político e Administrativo da capital. Com instalações de luxo, tem serviços de concierge, salas privativas, alojamento para pilotos, sala de cinema, academia e pontos de recarga para veículos elétricos. Com uma pista com 1.557 metros de comprimento e 30 metros de largura, o Aeroporto Bom Futuro realiza em torno de 6 mil voos por ano, atendendo aproximadamente 20 mil passageiros.

A busca pelo consumidor de alta renda não se restringe à capital, pelo contrário. “Temos que ir onde o investidor está. No caso de Mato Grosso, isso significa colocar o pé na estrada rumo ao interior”, brinca a líder da XP, Gilvânia Rufino.

Sorriso, Sinop, Rondonópolis e Primavera do Leste são algumas das ‘agrocidades’ que têm conciliado desenvolvimento agropecuário com aquecimento econômico, atraindo investimentos de empresas de fora de Mato Grosso, como é o caso da construtora Haacke, de Balneário Camboriú (SC). Com previsão para entrega em 2029, a empresa está construindo o Sky 360 Business Center em Sinop (que fica a 500 km ao norte de Cuiabá).

É o primeiro empreendimento da grife World Trade Center (WTC) no estado. O complexo, que já está sendo chamado de WTC do agro, consiste em uma torre comercial de 28 andares, um centro médico, torres residenciais e corporativas, além de espaços para negócios. Com R$ 1,5 bilhão de custo nas obras, o Sky 360 tem projeção de alcançar R$ 6 bilhões de valor geral de vendas (VGV) até o lançamento.

Outra grife do setor privado que chega a Mato Grosso é o Hospital Albert Einstein, que assume, agora em setembro, a gestão do Hospital Central de Alta Complexidade, do governo do estado. Apesar do serviço ser voltado a clientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo já tem costurado parcerias com empresas e organizações do setor produtivo para uma atuação avançada em Cuiabá.

Dialog - FabiulaXPMT

Programa XP Future abre vagas exclusivas para Cuiabá

A XP, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, está com vagas abertas para o programa XP Future em Cuiabá. O objetivo é selecionar e qualificar profissionais com habilidades comerciais para se tornarem assessores de investimentos. Os interessados em participar devem ter pelo menos 18 anos e se candidatar até o dia 21 de agosto. No dia 23 (sábado), ocorre o X-Day, encontro presencial entre candidatos pré-selecionados e líderes da empresa.

Entre os pré-requisitos para participar do XP Future estão: ter a cultura da empresa; graduação superior completa; perfil comercial e relacional; experiência comercial; curiosidade sobre o mundo dos investimentos; interesse por realizar uma transição de carreira; conhecimento básico sobre produtos financeiros; atuar em outros segmentos de mercado; não ser um Assessor de Investimentos ou Agente Autônomo.

O XP Future foi criado em 2021 para fortalecer a indústria de investimentos por meio da capacitação de novos profissionais, cada vez mais demandados pelos investidores. Todos os candidatos serão avaliados e pré-selecionados em uma entrevista por telefone, que avalia o perfil comercial e a capacidade do candidato se adaptar aos valores e propósitos da Companhia. As etapas do processo seletivo envolvem dinâmicas em grupos e entrevistas com profissionais da XP.

Os aprovados na seleção participam do programa, que tem duração de 12 meses, com aulas dedicadas ao desenvolvimento do conhecimento técnico sobre o mercado e produtos financeiros, com suporte das lideranças da XP, e aperfeiçoamento comercial. Em caso de aprovação, a contratação é CLT e é necessário que o candidato obtenha as certificações CPA-20 ou CEA.

O programa XP Future vai além da seleção de candidatos, porque oferta uma trilha de desenvolvimento completa e gratuita aos pré-selecionados, com aulas técnicas sobre o mercado e produtos financeiros, suporte das lideranças da XP, aperfeiçoamento comercial e apresentação à cultura e aos valores da companhia.

Transição de carreira
Fabiula Morais, engenheira agrícola de 32 anos, participou do XP Future em 2024 e hoje integra a equipe de assessores de investimento da regional em Cuiabá, Mato Grosso. Embora não tivesse experiência ou familiaridade com o mercado financeiro, ela tinha um perfil alinhado com os propósitos da XP, experiência no ambiente agro e muita vontade de fazer uma transição de carreira.

“Depois que meus trigêmeos nasceram, nossas despesas familiares aumentaram e eu fiquei com menos tempo disponível. Na XP, vi uma oportunidade de dar o meu melhor, aprender a juntar recursos e a começar do zero”, comentou. Os seis primeiros meses foram desafiadores, mas com o apoio da equipe e dos líderes Fabiula reorganizou a estratégia e os resultados começaram a aparecer. “Voltei a pôr o pé na estrada, como fazia antes dos nenéns chegarem. É o que sei fazer: falar no olho no olho com o produtor rural”, disse.

De fevereiro para cá, o ritmo “engrenou” e ela começou a bater meta sobre meta. “Agora, não paro de huntear”, brincou, dizendo que a prospecção de novos clientes se tornou rotina. “Tenho mostrado para os meus clientes que, mesmo operando o básico, é possível ter bons resultados”, contou.

Perfis como o de Fabiula são bem recebidos na XP, explica Marco Loureiro, sócio e líder Regional da XP no Centro-Oeste. “A carreira de assessor de investimentos está em ascensão e atrai pessoas obstinadas. Há oportunidades inclusive para quem ainda não tem conhecimento sobre o mercado financeiro. Nossa missão é fomentar o crescimento da atividade no Brasil, formando novos profissionais bem qualificados e captando os melhores talentos do mercado”, explicou.

Para se inscrever, basta acessar este link.

Dialog - Site MarcoLoureiro

Preservar o patrimônio da família começa hoje

Garantir que o patrimônio familiar seja preservado ao longo das gerações exige mais do que disciplina financeira e boa gestão de ativos. É necessário um planejamento sucessório estruturado, que assegure a continuidade patrimonial, evite conflitos entre herdeiros e promova a eficiência jurídica e tributária no processo de transferência de bens.

Ferramentas como holdings familiares, testamentos e doações em vida têm ganhado espaço como soluções estratégicas para organizar e formalizar a sucessão de patrimônio. Além de proteger os ativos da família, esses instrumentos ajudam a reduzir custos, mitigar riscos e alinhar expectativas entre os envolvidos.

O líder Regional da XP no Centro-Oeste, Marco Loureiro, afirma que sem esse tipo de planejamento, aumentam significativamente os riscos de diluição do patrimônio, disputas familiares e até mesmo rupturas irreversíveis, que podem comprometer a longevidade de negócios e compromissos construídos ao longo de gerações.

“Casos emblemáticos ilustram os dois lados da moeda: sucessões bem conduzidas, com planejamento, que garantiram a estabilidade e o crescimento dos ativos familiares, e processos desorganizados que resultaram em perdas expressivas e fragmentações irreparáveis tornando pessoas muito ricas, pobres e endividadas”, informa Loureiro.

O especialista da XP avalia que, muito pela cultura do brasileiro, há um certo bloqueio das famílias em falar sobre o tema sucessão. “Existe uma certa resistência, mas é importante tratar do assunto, principalmente quando avaliamos a taxa do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), que em Mato Grosso varia de 2% a 4% conforme o valor patrimonial”, pontua o líder.

De acordo com ele, a recomendação é iniciar o planejamento ainda em vida, com apoio de assessoria especializada. “A sucessão não deve ser um tabu, mas uma decisão consciente e estratégica para proteger o legado familiar”, ressalta.

Dialog - ba0267f3 4cf8 4e0d 9ac1 719e27174747

Manutenção da Selic encarece crédito rural

A manutenção da taxa Selic em 15,00% pelo Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta semana, mantém o custo do crédito em patamar elevado, mas também abre uma janela estratégica para quem busca diversificar investimentos. Essa é a avaliação de especialistas da XP após o anúncio desta quarta-feira (30).

Na avaliação de Marco Loureiro, sócio e líder regional da XP no Centro-Oeste, o impacto da Selic é negativo, especialmente para o agronegócio. “Nossa região depende de crédito rural e financiamento de máquinas e insumos. A manutenção da Selic em patamar elevado encarece essas linhas de crédito. O agronegócio do Centro-Oeste pode adiar investimentos em tecnologia e expansão com o custo do crédito nesse nível”, observa.

“Uma vez encerrado o ciclo de alta da taxa Selic, alinhados ao time alocação, avaliamos ser crucial para os investidores manterem carteiras equilibradas entre todas as classes de ativos, porém ainda com uma maior exposição em renda fixa, com um mix entre ativos pós-fixados, de inflação e prefixados. Cautela e seletividade para calibrar a exposição a diferentes riscos (de crédito, de prazo e de oscilações de mercado), uma vez que ainda enfrentamos muitas incertezas macroeconômicas e geopolíticas globais no curto prazo, além dos desafios políticos e fiscais no Brasil”, destaca Loureiro.

O comunicado do Copom reforçou que a política monetária seguirá em território restritivo por um “período bastante prolongado”, citando que a inflação segue acima da meta e que o mercado de trabalho permanece aquecido. O documento também destacou que o cenário global está “mais adverso e incerto” e que o Banco Central acompanhará de perto os impactos das tarifas norte-americanas sobre a economia brasileira.

Para Rodolfo Margato, economista da XP, o tom da comunicação foi neutro, sem novidades capazes de mudar a expectativa do mercado. “Projetamos Selic estável em 15% até o fim de 2025 e início do ciclo de cortes apenas em janeiro de 2026, com a taxa chegando a 12,5% no início do segundo semestre do próximo ano”, afirma.

Segundo Camilla Dolle, Analista de Renda Fixa da XP, a decisão do Copom não deve mexer significativamente na curva de juros. “Os impactos mais relevantes virão das tarifas norte-americanas, e não da condução da política monetária”, avalia.