Dialog - PAB01982

Haacke intensifica verticalização de Sinop com edifícios de alto padrão

A verticalização da cidade de Sinop vai acelerar nos próximos anos. O Residencial Cataluña, edifício de alto padrão com 21 andares, será entregue aos moradores no final deste ano. Já o Splendido, prédio residencial com 25 andares, será concluído em 2028. Ambos são projetos da Haacke Empreendimentos, que anunciou as datas durante jantar empresarial paralelo à Norte Show.

O encontro ocorreu na segunda (14) e reuniu cerca de 80 clientes e corretores de imóveis na sede da construtora em Sinop. Foi o pontapé para a participação da Haacke na maior feira de negócios do agro mato-grossense, a Norte Show, que segue até quinta (17) na capital do Nortão.

Durante o evento, o diretor geral da empresa, Hermes Tomedi, informou também que o complexo do World Trade Center Sinop (WTC Sinop) já está com todas as licenças emitidas, inclusive a ambiental. “O próximo passo é obtermos o registro de incorporação para avançarmos ainda mais”, disse o CEO.

A Haacke Empreendimentos é uma construtora de Balneário Camboriú (SC) que desde 2020 começou a operar em Mato Grosso, mantendo sua marca de imóveis de alto padrão. O foco tem sido agrocidades como Sinop, Sorriso e Primavera do Leste.

Além da atualização sobre os cronogramas de obras, a Haacke aproveitou o evento para interagir com clientes e apresentar a equipe da Manchester Investimentos, sua parceira financeira, credenciada à XP. “Foi um evento coroado de êxito. Recebemos muitos clientes e prospects e pudemos mostrar o andamento das nossas três obras na cidade”, avaliou Hermes Tomedi.

O comentarista político Caio Coppolla, que palestrou na abertura da Norte Show a convite da Haacke, esteve no evento, trocando ideias e abordando o cenário econômico brasileiro e as perspectivas para o próximo ano.

A Haacke Empreendimentos tem atualmente três projetos em curso em Sinop. O WTC Sinop consiste em uma torre comercial de 28 andares, um centro médico, torres residenciais e outros prédios corporativos. Já o Residencial Cataluña, que será entregue ainda este ano, terá 21 pavimentos, somando 41 apartamentos e rooftop. O edifício Splendido, cujas obras terminam em 2028, será ainda maior: 56 unidades distribuídas por 25 andares.

Consolidada há cinco anos em Mato Grosso, a construtora também possui projetos em Sorriso (Gran Reserva Residence) e em Primavera do Leste (Spring Valley). Ao todo, nos próximos cinco anos, a Haacke construirá 273 unidades residenciais e 232 comerciais no estado, totalizando 129.857,63 metros quadrados (m²) de área edificada.

Dialog - construction workers sunset Freepik scaled

MT se destaca no mercado de empregos formais em janeiro

Baixa disponibilidade de mão de obra, no entanto, pode ser um desafio para empresas que chegam a Mato Grosso

O ano de 2025 começou com Mato Grosso novamente sendo destaque na geração de empregos formais no Brasil. No primeiro mês do ano, o saldo entre admissões e demissões foi de 19.507 novos empregos – o que significou 2% de aumento em relação a dezembro de 2024. Foi o maior crescimento registrado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

As atividades ligadas ao agro lideraram o ranking do emprego formal, com um saldo de 12.094 vagas. Sorriso, município com maior produção agropecuária do estado, foi o campeão no saldo de empregos (1.469). Em seguida, vem Barra do Garças (1.218 vagas), Lucas do Rio Verde (1.020 vagas), Rondonópolis (983 vagas), Sinop (965 vagas) e Primavera do Leste (931 vagas).

O bom ritmo na geração de empregos formais no estado, no entanto, gera um desafio para empresas que ampliam as atividades ou os investimentos em Mato Grosso. É o caso da Haacke Empreendimentos, que chegou em 2020 em Mato Grosso e está expandido suas equipes locais. Com cinco empreendimentos em curso nas cidades de Sinop, Sorriso e Primavera do Leste, a construtora catarinense prevê gerar 1.500 novas vagas nos próximos dois anos, direta e indiretamente.

Dialog - Hermes Tomedi Diretor Geral

Hermes Tomedi, diretor geral da Haacke Empreendimentos

Desde janeiro, a Haacke está estruturando seus escritórios regionais nas três cidades mato-grossenses, e o processo de contratação está à toda. “Já temos um comando de engenharia local que coordena os times. Agora, estamos captando profissionais nas outras áreas”, afirmou o diretor geral da empresa, Hermes Tomedi.

A Haacke está investindo R$ 650 milhões em Mato Grosso para construir edifícios residenciais e comerciais de alto padrão. Ao todo, serão 273 unidades residenciais e 232 comerciais, que vão totalizar 129.857,63 metros quadrados (m²) de área construída.

“Temos consciência desse déficit de mão de obra, pois é uma realidade que vivemos também em Santa Catarina. Por isso, estamos levando para Mato Grosso algumas iniciativas que deram certo”, revela Tomedi. Uma delas é firmar parcerias locais para ofertar cursos de qualificação especializados em atividades da construção civil.

A outra iniciativa que já está em curso nos canteiros de obras no estado é o programa de controle de qualidade. “É uma experiência que desenvolvemos há cerca de 15 anos com bons resultados. É uma gestão mais atenta, em que revisamos os nossos processos e mostramos, na prática, a preocupação com o ambiente de trabalho. Isso ajuda a manter os profissionais conosco, pois eles atestam o quanto investimos no seu bem-estar”, explica o diretor geral.

O setor de construção civil respondeu por 10,5% do saldo de novos empregos em janeiro de 2025 em Mato Grosso, com 1.252 vagas.