Dialog - Card Perfil Jornalista Redacao

Em busca do perfil do jornalista de redação de Cuiabá

Anualmente, a Dialog entra em contato com os veículos de comunicação para atualizar seu banco de dados. Neste ano, surgiu uma vontadezinha de ir além e tentar levantar qual é o perfil dos jornalistas que estão nas redações.

O resultado é um formulário que o jornalista preenche diretamente. Nele, existem questões sociodemográficas, uma investigação sobre as atividades cotidianas que os profissionais estão fazendo nas redações, como é o contato com assessorias e alguns hábitos de mídia.

Dialog - BACK e1710949929275

O levantamento vai durar 20 dias. O relatório com os resultados finais será compartilhado com todos que participarem, sem que a identidade dos respondentes seja divulgada. A ideia é provocar entre nós, jornalistas, uma oportunidade de debate, aproximação e autoanálise.

Se você é profissional de redação, clique aqui para acessar o link para o questionário. Sua participação vai ser valiosa. A gente agradece desde já!

Dialog - WhatsApp Image 2022 11 06 at 17.52.43

Retiro em Chapada é convite ao autoconhecimento e ao desestresse

Programação de 5 a 7 de maio inclui práticas de Yoga e meditação, alimentação saudável, quietude contato com a natureza

Pausar, ficar em silêncio, se observar, contemplar a natureza, comer de forma saudável. Misturadas a exercício físico, consciência corporal e meditação, as atividades fazem parte da programação do Retiro de Yoga e Mindfulness, que ocorre de 5 a 7 de maio na Pousada do Parque, em Chapada dos Guimarães.

Dialog - WhatsApp Image 2022 11 06 at 17.51.47

“Tanto a Yoga quanto a meditação ajudam a termos mais consciência de nosso estado físico, emocional e mental. Mais conscientes, podemos nos tornar menos reativos, aumentando nosso poder de escolha”, observa Wilma Ferreira, organizadora do retiro e instrutora responsável pelas práticas de Yoga.

Além do Yoga, o retiro inclui a Mindfulness, um estilo de meditação sem teor religioso e cujos benefícios vêm sendo comprovados cientificamente nas últimas décadas. “Nossa programação pode ser acompanhada tanto por quem tem o hábito de meditar como por quem nunca meditou. Nosso intuito é mostrar como meditar pode ajudar a reduzir o estresse, gerando mais bem-estar e serenidade”, explica Katya Stübing, instrutora responsável pelas práticas meditativas.

O Retiro de Yoga e Mindfulness é uma realização de Wilma Ferreira, que soma mais de 25 anos como professora de Yoga em Cuiabá, em parceira com Katya Stübing, especialista em Mindfulness, mestra pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da USP e criadora do protocolo Treinamento em 8 Sessões de Mindfulness (T8SM).

As últimas vagas para o retiro ainda estão abertas. A programação completa, o currículo das instrutoras, valor, condições de pagamento e a inscrição podem ser checadas no link https://bit.ly/RYM20231.

Dialog - Katya Stubing

Curso de Fundamentos em Mindfulness começa em março

Direcionado a profissionais que buscam aplicar esta técnica de meditação em suas abordagens, capacitação terá dez meses de duração em formato de aulas online semanais

A mindfulness é uma técnica de meditação milenar, que foi estruturada e adaptada em programas terapêuticos por vários pesquisadores ocidentais, sem cunho religioso. Para quem busca iniciar sua jornada meditativa e se profissionalizar, tornando-se instrutor, em março começa uma nova turma do curso Fundamentos em Mindfulness.

A capacitação tem sido ministrada há 7 anos e é certificada pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O curso tem duração de dez meses, com aulas online ao vivo pela plataforma Zoom todas as terças-feiras, das 8h30 às 10h. Katya Stübing é a idealizadora e principal ministrante, com professores convidados durante o período de aprofundamento teórico do curso.

Todo o programa é apoiado no método “Treinamento em 8 Sessões de Mindfulness” (T8SM©), desenvolvido por Katya, e que vem sendo aplicado e aprimorado desde 2012. “No entanto, a proposta desta capacitação é livre de protocolos, com a intenção de formar instrutores que saibam aplicar mindfulness em diferentes contextos”, explica a instrutora.

O maior expoente desse movimento é o biólogo norte-americano Jon Kabat-Zinn, que criou o primeiro programa para redução de dor crônica por meio da meditação (MBSR). Depois dele, outros pesquisadores desenvolveram protocolos voltados para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde mental e física, com maior evidência científica para sintomas de ansiedade e depressão. A mindfulness hoje é uma opção terapêutica reconhecida e é recomendada por médicos em vários paises, sendo que na Inglaterra já aparece como opção de tratamento em sistemas públicos de saúde.

O público-alvo deste curso são profissionais que trabalham com pessoas em grupo ou atendimentos individuais e que desejam incluir mindfulness em sua abordagem. Os alunos deverão ter curso superior ou, caso contrário, precisarão passar por entrevista prévia. Além disso, conhecimentos medianos em inglês são importantes para leitura de materiais de apoio.

O curso é estruturado em três módulos: 1) desenvolvimento da prática pessoal; 2) aprofundamento teórico em temas como modelo cognitivo, neurociência, espiritualidade e saúde, ética e filosofia da mente, participação de professores convidados; e 3) desenvolvimento de práticas, aplicação e supervisão.

Para mais informações, basta enviar e-mail para contato@nucleosaberser.com ou pelo whatsapp (11) 96631 4834.