Uma onda de fusões e aquisições tem movimentado o setor brasileiro de saúde, inclusive o de Mato Grosso. O Grupo Santa, proprietário do Hospital Santa Rosa, acaba de anunciar a compra do Hospital Ortopédico, sediado em Cuiabá.
A rede deu mais um passo em sua estratégia de posicionamento no mercado de saúde do Centro-Oeste, região de origem do Grupo Santa. Esse é o segundo anúncio de investimentos em novas unidades em Mato Grosso somente este ano.
Em maio, foi fechado o negócio para a construção da primeira Unidade Avançada Santa Rosa, localizada no município vizinho à Cuiabá, no complexo do Várzea Grande Shopping.
Com a inclusão do Ortopédico, o Grupo Santa passa a operar com mais de 200 leitos em Mato Grosso. A aquisição incluiu toda a estrutura atual do imóvel e do terreno da unidade hospitalar, que possui mais de 30 anos de história em Cuiabá.
“A aquisição do Hospital Ortopédico chega em um bom momento, pois estamos reestruturando toda a linha de Ortopedia do Santa Rosa. O corpo médico do Ortopédico vem somar conosco, agregando e fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento de uma medicina de alta qualidade para o estado”, ressalta o diretor executivo do Santa Rosa, Danilo Brito.
Os atendimentos no Ortopédico seguirão normalmente e a unidade receberá investimentos para oferecer mais conforto aos pacientes, bem como acesso a novos serviços.
Danilo destaca ainda que o Hospital Santa Rosa permanece sendo a principal unidade do grupo em Cuiabá e a que vem recebendo um aporte maior de investimentos. A nova operação em Várzea Grande e o Ortopédico entram como parte da rede de atendimento, complementando os serviços.
Como exemplo dos investimentos no Santa Rosa, Danilo destaca os novos equipamentos de ressonância magnética e hemodinâmica, a reforma da UTI Neonatal, um novo centro cirúrgico e a ala nova com 20 apartamentos de alto padrão.
O parque tecnológico do hospital também está sendo modernizado. Em setembro, o Santa Rosa será o primeiro hospital do estado a possuir o microscópio Zeiss Kinevo, um importante equipamento para procedimentos de alta complexidade, em especial neurocirurgias e cirurgias de coluna. Trata-se de um sistema de visualização robótica que permite o uso da tecnologia tridimensional durante o ato cirúrgico.
Investimentos em Mato Grosso – De acordo ainda com Gustavo Fiuza, CEO do Grupo Santa, nos próximos cinco anos o plano de investimentos prevê mais de R$ 300 milhões a serem aplicados em Mato Grosso nos projetos de ampliação e modernização das unidades. “São ações de longo prazo e já está claro que a consolidação no estado é uma de nossas prioridades. Além de Cuiabá, temos também projetos de construção e aquisições de unidades hospitalares no interior do estado”, destaca Fiuza.
Grupo Santa – Com mais de 57 anos de história, o Grupo Santa possui sede no Distrito Federal, seis unidades hospitalares, sendo o maior grupo hospitalar da região Centro-Oeste e o terceiro maior do Brasil.