Pular para o conteúdo

Dialog

Programa de Residência do Hospital Santa Rosa inclui neurorradiologia entre as especialidades

Ao longo de 22 anos, o Programa de Residência Médica do Hospital Santa Rosa já credenciou 146 profissionais da saúde

A partir de 2024, o Hospital Santa Rosa (HSR) passa a contar com a neurorradiologia dentre as especialidades ofertadas no Programa de Residência. A novidade foi compartilhada durante a formatura dos 12 novos especialistas certificados pelo HSR nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, neurocirurgia, radiologia e diagnóstico por imagem. Na ocasião, o hospital também diplomou o primeiro estagiário em neurorradiologia de Mato Grosso, Ronan Arnon Camilo de Anchieta.

O estágio, coordenado pelo médico Wilson Guimarães Novais, foi o embrião para que o Hospital Santa Rosa alcançasse as certificações necessárias para iniciar o programa de residência em neurorradiologia. A subespecialidade une conhecimentos e habilidades de duas especialidades médicas. De um lado, a radiologia – o diagnóstico de doenças por meio de imagens – e de outro, a neurologia, ramo da ciência médica focada no sistema nervoso central.

Dialog - MG 9686 1

Há 22 anos, o Programa de Residência Médica do HSR já credenciou 146 profissionais da saúde. A primeira especialidade implantada foi a cirurgia geral. Idealizador e fundador da residência, o médico e diretor geral do HSR, Cervantes Caporossi avalia como estratégico o investimento contínuo do hospital no programa de formação.

“Mais que formar um profissional hábil e preparado para a atividade médica que escolheu, a residência mantém o Hospital Santa Rosa conectado com as mais recentes tecnologias do setor, integrando os futuros profissionais com o cotidiano com os pacientes sem deixar de lado a constante atualização”, observou.

A implantação da especialidade de neurorradiologia no programa é um exemplo desse foco em inovação. “Somos pioneiros da cirurgia robótica no estado e temos incentivo do Grupo Santa, holding nacional de saúde da qual participamos, para fortalecer a nossa residência. Com isso, estamos aperfeiçoando continuamente a qualidade do serviço que prestamos aos pacientes”, analisou o diretor geral.

Rosana Schneider, diretora de Práticas Assistenciais do Grupo Santa, entende que o programa de residência contribuiu para identificar, qualificar e reter talentos na área médica. “Fica claro para nós esse ‘poder transformador’ da educação. O programa do Hospital Santa Rosa é o mais antigo entre os que temos no Grupo e nos mostra um olhar muito interessante sobre como tratar e desenvolver os residentes ao longo de sua jornada conosco”, afirmou ela.

Para Adriano Bastos Pinho, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), o programa do Hospital Santa Rosa tem importância vital para o mercado de trabalho. “A medicina é uma ciência e também uma arte. Não adianta saber apenas a teoria. Você tem que ter tato com o paciente, desenvolver essa humanização com as pessoas, e esse aspecto está dentro da residência médica”, ponderou.

A expectativa do HSR é reter os talentos formados durante a residência no quadro de profissionais do hospital. “Está no nosso DNA formar pessoas e manter sempre atualizado o nosso quadro clínico. O investimento na residência é fundamental para a atualização da equipe e permite que o hospital disponha de profissionais de alto nível, que já conhecem os protocolos e a rotina do hospital”, observou a diretora administrativa do HSR, Anne Françoize Marques.

Saiba mais – Residência

O programa de residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Para sua execução, a instituição de saúde deve ser credenciada ao MEC e possuir uma Comissão de Residência Médica, a COREME. O programa é cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade e pode ter duração de dois a cinco anos, dependendo da especialização.

Saiba mais – Grupo Santa

O Hospital Santa Rosa é desde 2019 uma das dez unidades de saúde entre clínicas, unidade avançada e hospitais de grande porte administradas pelo Grupo Santa, com sede em Brasília. Atualmente, a holding atua em todos os estados da região Centro-Oeste, com aproximadamente 6 mil colaboradores diretos, dos quais 3,6 mil médicos e 1,3 mil leitos nas cidades de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Anápolis (GO) e Campo Grande (MS). Com uma média de 70 mil atendimentos por mês, o Grupo Santa é hoje o terceiro maior grupo hospitalar privado do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *