Pular para o conteúdo

Dialog

Atendimento especial para gestantes contra a Covid

Muitas são as dúvidas relacionadas à gravidez e ao parto durante o período de pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, o Hospital Santa Rosa dedicou um serviço ambulatorial especial para gestantes com sintomas de gripe ou suspeita de Covid-19. A Unidade Avançada opera no quinto andar do edifício Santa Rosa Tower, em Cuiabá, e tem um fluxo diferenciado para atender esse público alvo, além de horários específicos.

A ideia surgiu da médica obstetra Michelle Rocha, coordenadora do serviço de obstetrícia do hospital, e de Annie Caroline Magalhães, também obstetra e especialista em Gestação de Alto Risco. A unidade avançada consiste num atendimento de pré-natal “temporário”, já que a doença tem um ciclo próprio de transmissão e sintomas. Os atendimentos iniciaram no final do mês de abril deste ano.

“Nosso foco é garantir os cuidados materno-fetais, avaliando e prevenindo complicações em parceria com os médicos das pacientes, que retomam o atendimento em segurança após o final da doença”, explica Michelle. Com essa estratégia, as médicas pretendem evitar que as gestantes precisem viver o isolamento nos casos em que a doença se agrava.

“É preferível intensificar um pouco mais os cuidados prévios. O isolamento, principalmente o que é feito fora de condições ideais, pode tornar a situação mais grave para as mães e os bebês”, explica Annie.

A Unidade Avançada funciona, dessa forma, como uma rede de apoio tanto às gestantes como aos obstetras de Cuiabá, pois monitora e acolhe as pacientes infectadas em um ambiente específico para o tratamento. “Formamos uma grande equipe para que o serviço seja humanizado. Nossa meta é lutar por desfechos positivos para mães e filhos. Com esse acompanhamento focado, a expectativa é de que a paciente retorne rapidamente para o pré-natal de rotina”, comenta Michelle.

Dialog - Unidade Avancada GO 2

Ainda segundo a médica, os estudos sobre Covid-19 e gravidez não são definitivos e estão em andamento. Contudo, o desenvolvimento da doença nas grávidas não é diferente do restante das pessoas. “Até agora, o que sabemos é que a doença não possui relação com má-formação do bebê, como ocorre, por exemplo, com o zika vírus. Mas, por outro lado, observamos uma maior frequência de prematuridade, e, em alguns casos, complicações maiores, como óbito dos bebês”.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, o estado registrou 2.152 casos de mulheres grávidas infectadas pelo novo coronavírus, no ano de 2020 até o dia quatro de maio de 2021.

Lohaine Cristina Santana Figueiredo, de 27 anos, foi uma das gestantes contaminadas pela Covid-19. Grávida de 33 semanas, ela chegou ao Hospital Santa Rosa com muita tosse e precisou de acompanhamento especial. “Apesar dos meus exames estarem bons, o Dr Pedro Pigueira, coordenador do pronto atendimento do hospital, alertou para a possibilidade da evolução da doença. E foi muito rápido. No outro dia, já piorei e precisei ficar internada”, relembra Lohaine.

A paciente ficou internada por 13 dias, teve alta, mas seguiu recebendo os cuidados diretamente pela médica obstetra Michelle Rocha, que monitorava a evolução do bebê. “Com 37 semanas, eu tive que voltar, pois a tosse persistiu e no exame de ultrassom foi detectado que o líquido amniótico estava muito baixo. No outro dia, minha filha, Angelina, nasceu. Graças a Deus ela estava bem, com peso e saudável”, comemora a mãe.

Dialog - Unidade Avancada GO 1

Além dos serviços de obstetrícia, a Unidade Avançada tem uma equipe multidisciplinar composta por médicos infectologistas, pneumologistas, pediatras, entre outros. Em caso de ser preciso internar em Unidade de Terapia Intensiva ou Enfermaria, a paciente segue o tratamento com equipe especializada, seguindo todos os protocolos e cuidados necessários definidos para o combate à Covid-19.

Serviço: A Unidade Avançada de Covid na Gestação do Hospital Santa Rosa está localizada no quinto andar do Edifício Santa Rosa Tower. Horários e agendamentos têm fluxo diferenciado e podem ser feitos pelo número 65 3618-8000. Os atendimentos são realizados com tabela de preço diferenciada para maior acessibilidade das pacientes, incluindo exames de imagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *